Não poucas vezes, ouvi a clássica frase “o diabo veio para matar roubar e destruir”, e por muito tempo nem se quer contestei se isso estava correto ou não. Afinal, um ser que quis ser maior que Deus e se rebelou contra o exército dos céus, sem dúvida não veio para outra coisa senão matar, roubar e destruir. Pensava assim...
Começaremos então, uma série de postagens, que tem previsão de se estender por 3 postagens, podendo aumentar ou diminuir, dependendo da inspiração que eu tiver, nos próximos dias. O objetivo dessas postagens é tirar Satanás de onde ele não está, e esclarecer e corrigir muitos erros de pensamento e interpretação que temos cometido ao longo dos anos.

Comecemos então a primeira pergunta: quem é o ladrão?

O texto em que encontramos a declaração em questão é o texto de João 10. Como bem sabemos, esse é o discurso do sumo - pastor, o discurso no qual Jesus afirma ser “o bom pastor”, o qual as ovelhas ouvem e ele as conhece. Ele também discursa sobre a garantia da permanência dessas ovelhas sobre os cuidados de seu pastor. Permanência essa assegurada não apenas pelo bom pastor Jesus, mas também por seu Pai, o nosso Deus. Temos então Jesus discursando sobre os que vieram antes dele:

“Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram” Jo 10:8

E após essa declaração ele deixa bem claro o que é que o ladrão faz:

“O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir” Jo 10:10a

De pronto, nossas mentes nos apontam quem é esse ladrão. O diabo, o coisa ruim, o tinhoso, o inimigo, o capeta ou qualquer outro nome que possamos dar a Satanás. Mas essa é uma grande inverdade. Nem de longe é a ele que Jesus está se referindo! O que Jesus está fazendo é um contraste entre o bom pastor, e os que vieram antes dele. E isso é notório quando Jesus completa a frase, mostrando a que veio:

“eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.” Jo 10:10b

Dessa forma vemos que os ladrões são os falsos lideres, mestres e profetas que vieram antes de Jesus. Não todos, mas os falsos. Aqueles que tinham o povo por suas presas e não ovelhas. Esses eram os ladrões aos quais Jesus se referia. Ainda assim, é preciso compreender o sentido metafórico aos quais as palavras matar, roubar e destruir significam. Sabemos que os que vieram antes de Jesus, não roubavam, não matavam nem muito menos destruíam nada nem ninguém, no sentido literal das palavras. Tais homens roubavam, matavam e destruíam a vida das pessoas, se colocando como lideres das mesmas, vindo da parte de Deus, lhes impondo uma liderança autoritária, incoerente e baseada em tradições humanas, e muitas vezes fictícias, em se tratando dos falsos profetas, que proclamavam ser o messias, tão aguardado pelo povo. Eles simplesmente impediam que as pessoas tivessem um verdadeiro contato com Deus, como tiveram os patriarcas. Por isso Jesus é o bom pastor. Aquele ao qual as ovelhas conhecem, e o ouvem. Ele é aquele que nos dá a liberdade de chegarmos ao Pai. Ele é o caminho verdadeiro!

Dessa forma, entendemos que nem de longe Satanás tem qualquer participação nesse texto, que está falando restritamente sobre Jesus e aqueles que vieram antes dele, para liderar e pastorear as ovelhas perdidas da casa de Israel.

Se é assim tão claro o texto, como é possível que vejam satanás nele? Simples. Pelo mesmo motivo pelo qual Satanás é visto em muitos outros textos bíblicos, os quais ele nem se quer é mencionado. Trataremos sobre esses textos mais adiante, provavelmente na terceira postagem.

Na próxima postagem, começaremos a discutir sobre o ser Satanás. Ele existe literalmente como um ser? É apenas uma força maligna atuante no mundo? É apenas a maldade contida no ser humano?

Por hora, ficamos com a advertência de repensar nossas interpretações que tem feito de Satanás um tipo de peteca, o qual é jogado de um lado a outro, em qualquer texto bíblico que possua adjetivos de conotação maléfica!

Anderson L Santos Costa

14 comentários

  1. wallan Said,

    Curti!

    Posted on 17 de março de 2009 às 23:37

     
  2. Anonymous Said,

    interessante alias interessanissimo.

    Posted on 30 de março de 2009 às 07:00

     
  3. Anônimo Said,

    Quantos equívocos!!!!! Misericórdia!!!!

    Posted on 27 de julho de 2009 às 21:17

     
  4. Anônimo Said,

    Creio, que seu entendimento esteja sumariamente correto, no entanto medite segundo o seu ponto de vista. Porque eles roubavam ? Porque matavam? Porque destruiam? Não seria por influência diabólica?

    Carlos Oliveira

    Posted on 27 de agosto de 2009 às 12:17

     
  5. jblem Said,

    olha esse vídeo no youtube e vç mudará de idéia. o próprio demônio pode lhe falar para que ele veio, ouça o homem!!

    http://www.youtube.com/watch?v=l2MAdZoKJYo

    nome do vídeo é: EXORCISMO NA TV - O Demonio da TATUAGEM

    Posted on 8 de dezembro de 2009 às 10:09

     
  6. Anônimo Said,

    SE JESUS VEI PARA TRAZER VIDA... QUEM SE SE CONTRAPOZ A ISSO???? CERTAMENTE EXISTE AÍ NESTA PALAVRA UMA COMPARAÇÃO COM O LADRÃO E O NOSSO INIMIGO...

    Posted on 9 de janeiro de 2010 às 16:53

     
  7. Só quem é espiritual, pode entender que Jesus refere-se ao ladrão como sendo aquele que vem para impedir e até tentar destruir a obra de Deus!
    esses supostos ladrões roubam e destroem porque estão cheios do Espirito Santo? são ladrões porque? qual é o espirito quer atua neles?

    isso é coisa para espiritual...

    Posted on 11 de fevereiro de 2010 às 04:04

     
  8. Anônimo Said,

    Quem é que não entra pela porta do curral, mas antes arromba a porta na vida das pessoas se for for o diabo hein? Jeus entra pela porta quando convidado, mas o diabo entra arrombando a porta.

    Posted on 26 de fevereiro de 2010 às 09:15

     
  9. Anônimo Said,

    Misericórdia!!!!! maldito aquele que distorce a palavra de Deus.

    Posted on 26 de abril de 2010 às 12:18

     
  10. Anônimo Said,

    Deus sa de todads as coisas

    Posted on 9 de junho de 2010 às 10:33

     
  11. Anônimo Said,

    Teologicamente e humanamente falando seu texto tá muito bom!

    Mas eu deixo aqui umas perguntas para vos fazer pensar de verdade em quem você é em Cristo:

    1- Quantas horas você gasta orando todo dia?
    2- Quanto tempo você lê a biblia todo dia?
    3- Quanto do que vc aprende da palavra vc aplica em sua vida todo dia?
    4- Quantas pessoas você já ganhou para Jesus este mês?

    Enfim, ser teologo ou critico é fácil, dificil é ser santo e pescadores de vidas!

    Deus abençoe vocês!

    Posted on 13 de setembro de 2010 às 14:26

     
  12. Anônimo Said,

    Temos a tendencia de enquadrar Jesus com os nossos olhos, ou maneiras de ver, pq nossa visão é limitada para as coisas espirituais.
    Querido, entenda que da mesma Fonte não sai agua Doce e Agua Salgada, e que na Luz não existe Trevas e nem nas Trevas existe Luz.
    Aquele que não esta com Cristo, esta contra ele
    os falsos mestres pretendem levar as ovelhas para outros CAMINHOS, e para isso MENTEM, DISTORCEM, ROUBAM, MATAM, então quem mais poderia habitar nesse falso mestre.
    Não existe meio termo, ou vc é FRIO ou QUENTE, ou seu pai é DEUS ou SATANAS...
    Mas o Senhor já nos disse que as as coisas loucas confundiriam as "SABIAS"...
    as coisas do Senhor para os Sabios parecem loucas..

    Posted on 1 de fevereiro de 2011 às 07:58

     
  13. Anonimo Said,

    Essa do Diabo ser o ladrão é a MENTIRA MAIS ANTIGA E PERSISTENTE DA IGREJA EVANGÉLICA. O messias se refere exatamente aos que hoje tomam o lugar dele e se dizem "PASTORES", porém ele é o BOM PASTOR aquele que deu a vida pelas ovelhas o resto é ladrão PASTOR MERCENÁRIO e a palavra Dele vale com muita propriedade até os dias de hoje.

    Posted on 4 de maio de 2011 às 14:45

     
  14. Anônimo Said,

    Vamos analizar, matar(espiritual), roubar(salvaçao), e destruir(inferno), agora vamos trazer para nossas vidas, quem tem interessem de matar nossa espiritualidade, roubar a nossa salvação e coma nossa destruiçao o fim é o inferno. Quen tem esse interesse se nao o diabo, entao ele é o ladrao, a bliblia e cheia de mistério e devemos estudala com olho espiritual.

    Posted on 13 de julho de 2011 às 20:04

     

Postar um comentário